Princesa do Dia: Aurora (Bela Adormecida)
De acordo com os irmãos Grimm, na festa do batismo da tão desejada princesa, foram convidadas 12 fadas e como madrinhas desta ofereceram-lhe presentes como: a beleza, o talento musical, a inteligência, entre outras bênçãos apreciadas. No entanto, uma velha fada que foi negligenciada, porque o rei apenas tinha doze pratos de ouro, interrompeu o evento e lançou-lhe como vingança feitiçaria cujo resultado seria, a morte pelo picar do dedo num fuso quando a princesa atingisse a idade adulta. Porém, restava o presente da 12ª fada. Assim sendo, esta suavizou a morte, transformando a maldição da fada malvada num sono profundo de cem anos, até ao dia em que seria despertada por um beijo proveniente de um amor verdadeiro.
O rei proibiu imediatamente qualquer tipo de fiação em todo o reino, mas em vão. Quando a princesa completou 16 anos, descobriu uma sala escondida num torre do castelo onde encontrou uma velha a fiar. Curiosa com o fuso pediu-lhe para a deixar fiar, picando-se nesse mesmo instante. Sentiu então o grande sono que lhe foi destinado e, ao adormecer, todas as criaturas presentes no castelo adormeceram juntamente, sob o novo feitiço da 12ª fada que tinha voltado. Com o passar do tempo, cresceu uma floresta de urzes em torno do castelo, isolando-o do mundo exterior e dando uma morte fatal e dolorosa por uma picada em espinhos, a quem tentasse entrar. Assim muitos príncipes morreram em busca da tal Bela Adormecida cuja beleza era tão falada nas redondezas.
Após cem anos decorridos, um príncipe corajoso enfrentou a floresta de espinhos, mesmo sabendo da morte de outros tantos, e conseguiu entrar no castelo. Quando encontrou a torre onde a princesa dormia, achou tão grande a sua beleza que ficou apaixonado e não resistindo à tentação deu-lhe um beijo que a despertou para a vida seguindo-se ao dela, o despertar de todos os habitantes do reino que continuaram onde haviam parado há cem anos. O príncipe e a Bela casaram-se secretamente e tiveram dois filhos: Aurora e Dia. Quando a mãe do príncipe (de descendência de ogres) soube disso ficou com vontade de comê-los, e ordenou a um caçador que os matasse e trouxesse, mas o caçador colocou animais no lugar onde deveria ter as crianças. A rainha, quando se apercebeu disso, enraivecida, mandou atirar as netas a um poço cheio de serpentes, cobras e víboras durante a ausência do príncipe, seu filho, que tinha ido caçar codornizes. Mas o príncipe chegou antes do tempo previsto, e a rainha, que já não podia fazer o planeado, cheia de ódio e medo ao filho, desequilibrou-se caindo dentro do poço onde morreu. A partir daí, a princesa Bela e o príncipe "viveram felizes para sempre"!
O filme da Disney conta uma história mais parecida com a versão dos Irmãos Grimm, apesar de possuir uma série de adaptações na história: Não são 12 fadas que visitam o batizado da princesa, e sim 3: Flora, Fauna e Primavera. No lugar de uma fada invejosa, retrata uma bruxa sombria chamada Malévola, que possui um castelo rodeado de trevas com seu próprio exército de monstros. Tanto as fadas quanto a bruxa permanecem presentes durante todo o filme. Além disso, o príncipe conhece a princesa assim que ela nasce, já que seus pais eram amigos dos pais dela e haviam decidido casamento entre seus filhos anteriormente. Outra mudança é que as três fadas querendo proteger a princesa recém-nascida, sequestram-na e levam-na para a floresta, onde criam-na como três camponesas tias dela. A princesa sonha com o príncipe e só descobre que é filha do rei e da rainha ao completar 15 anos de idade, quando Malévola a atrai para um cômodo do castelo e a princesa fura o dedo no fuso de uma roca. Com a ajuda das fadas, o príncipe ainda derrota a própria Malévola transformada em dragão (que seria equivalente à mãe ogre das outras versões) e após beijar a princesa, o conto acaba com o casal dançando em vosso casamento e as três fadas indecisas sobre a cor do vestido da protagonista. Além disso, no filme a princesa é chamada de Aurora e o príncipe de Filipe.
Você sabia que...
-A idéia de um príncipe e uma princesa dançando nas nuvens era um dos conceitos preferidos do Walt Disney. Este conceito foi considerado – mas não foi usado – em “Branca de Neve e os Sete Anões“ e “Cinderela“? Ele foi finalmente usado para o grande final deste filme.
-Walt Disney queria para “A Bela Adormecida“ um estilo que fosse diferente de qualquer um dos seus filmes anteriores. Walt Disney pediu que os seus artistas criassem uma “Ilustração viva“?
-O diretor de animação da perversa Malévola, Marc Davis, a comparou a um “morcego vampiro gigante“?
-Todo tipo de traje foi explorado para vestir as Fadas Madrinhas. Os artistas da Disney examinaram livros de guarda-roupas de trajes medievais, inclusive estilos escandinavos e alemães?
-As árvores esculpidas que circundam o palácio da “A Bela Adormecida“ na Disneyland® em Paris refletem as distintas árvores estilizadas desenhadas por Eyvind Earle para a animação de “A Bela Adormecida“?
-De todos os príncipes encontrados nos contos de fadas em longas-metragem animados da Disney, o Príncipe Felipe é o único que tem o seu nome mencionado no filme?
-De acordo com a sinopse de Publicidade Disney do lançamento original do filme, Primavera estava prestes a outorgar o dom da felicidade à princesa bebê?
-“A Bela Adormecida“ foi lançada em 1959 e relançada para cinemas em 1970, 1979 e 1986?
-A produção de A Bela Adormecida levou de 1951 até o final de 1958? É até hoje o desenho da Disney que mais tempo levou até ficar pronto! A demora na conclusão do filme se deveu à dedicação de Walt Disney na construção da Disneylândia e na realização de vários projetos do estúdio para a televisão.
-Apesar de ser a personagem principal, a princesa Aurora aparece em cena apenas por 18 minutos, sendo que sua 1ª fala só aparece aos 19 minutos do filme?
Vamos fazer aquela sessão pipoca com a Princesa Aurora, assistindo A Bela Adormecida hoje?
Já conhece nossas fantasias da Bela Adormecida? A Fantasia Clássica está em promoção: de R$104,99 por R$90,99!
Confira:
http://fantasiadeprincesa.com/bela-adormecida.html